quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Onde estão as campeãs olímpicas da antiga Alemanha Oriental?

Não estou acompanhando as olimpíadas, mas resolvi dar uma olhada no quadro de medalhas apenas para confirmar meu palpite: parece que o time feminino da Alemanha não está tendo o mesmo sucesso de outras épocas. Na época comunista, a Alemanha Oriental era uma potência olímpica, principalmente sua equipe feminina. O que aconteceu com essa vocação esportiva? Tenho dois palpites: 1) hoje existem outras oportunidades, disponibilizadas pelo capitalismo, que retira determinadas atletas do mundo esportivo (já comentei isso num post anterior); e 2) as novas políticas anti-doping afetaram drasticamente as atletas da antiga Alemanha Oriental.

Na época comunista, as olimpíadas eram usadas como forma de propaganda em favor do regime. Assim, países do leste europeu usavam e abusavam do uso de substâncias duvidosas. Ter sucesso nas olimpíadas era uma questão de Estado, e o Estado comunista exercia seu poder obrigando seus atletas a prejudicarem sua saúde em benefício da “sociedade”.

Na Alemanha atual, capitalista, o uso de tais substâncias é recriminado. Os atletas que se valem de substâncias proibidas para terem seu desempenho melhorado são severamente punidos. Resultado: desapareceram as medalhas para a equipe feminina da antiga Alemanha Oriental.

Não confio na China, a história mostrou que regimes totalitários são propensos à mentira e à manipulação. Vamos aguardar os resultados sobre doping referente a atletas chineses. Não duvido que a China tenha desenvolvido substâncias ilegais apenas para favorecer seus atletas e divulgar uma imagem positiva de seu país. Aliás, “defender uma imagem positiva da China” parece ser a justificativa para todas as armações que parecem estar ocorrendo nessas olimpíadas. Vendo algumas notícias impressas sobre a abertura dos jogos pude concluir o seguinte: a única coisa que não é falsa na China são os produtos piratas.

9 comentários:

Badger disse...

Sim, bastou um dia para que as armações do regime comunista chinês começassem a ser reveladas. Imaginem o que não será o resto do evento. O uso extremo de doping por atletas da Alemanha Oriental é assunto amplamente documentado, vejam neste link o caso da atleta que de tanto doping virou *homem*!

nilo disse...

E falando em comunismo, o Lula quer criar outra estatal do petróleo!!! Prato cheio para um post em professor!!!
Não precisa publicar este comentário, é uma sugestão.

Eduardo disse...

A China está batendo os EUA no quadro de medalhas e o objetivo de seus governantes e exatamente isto. Demosntrar ao mundo uma superioridade sobre o restante dos países tidos como "Potência" nos esportes. Através disso querem deixar implícito que sua população está cada vez mais sadia e forte. Será que nenhum país vai levantar esta bandeira? É o totalitarismo querendo se sobrepor aos demais.
É preciso um exame minucioso dos resultados de seus atletas... Tem cheiro de irregulaidades no ar.

Joao Melo disse...

Professor, esta Olimpíada é, verdadeiramente, um negócio da China. Literalmente.
Abraço,
João Melo

Anônimo disse...

Anti-doping nao! Falta carteira de identidade, tem chinesa abaixo do limite de idade.

Arthur

Leonardo Monasterio disse...

"Aonde estão as campeãs olímpicas da antiga Alemanha Oriental?"

Hmm... certamente trabalhando como leoas de leoas-de-chácara de um clube de skin-heads em Dresden.

lelê disse...

"a única coisa que não é falsa na China são os produtos piratas." Essa é ótima!! com certeza. A china que ser superior em tudo bater os EUA como grande potência. Mas não é olimpíada que vai faze-los chegar lá, a não ser no topo de medalhas.É surpreendente o sistema opressor e ditatorial deles, nesse mundo globalizado.
Alessandra Ferreira

Joao Melo disse...

Adolfo, que tal o comentário do Paulo Nogueira em seu artigo de 14/08 na FSP? Você também está atrapalhando à consolidação de um projeto nacional?
Vide meu comentário e se estou levitando sozinho aqui no meio da floresta...
ET: O campeão olímpico é americano. E viva os EUA.
Abração,
João Melo

Anônimo disse...

acho que vc está tentando tornar coerente seu discurso, apelando para todo tipo de teoria da conspiração. eu sei que vc não publicar meu comentário, mas pelo menos vai lê-lo. Odeio o comunismo, mas as olímpiadas estão muito interessantes. Vc está perdendo muita coisa...

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email