quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Por que a imprensa nacional é tão dura com Bush, mas tão amiga de Lula?

O furacão Katrina devastou a cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, em 2005. A imprensa nacional não se cansou de responsabilizar o presidente americano, George W. Bush, pela catástrofe. Absolutamente ninguém na imprensa se lembrou de mencionar que nos Estados Unidos, que é uma federação de estados, o poder do presidente não é tão grande assim. Por exemplo, é PROIBIDO ao presidente americano intervir dentro de um estado sem autorização da Suprema Corte ou sem a autorização expressa do estado. Nada disso interessava, a culpa era do Bush e ponto final.

O estado de Santa Catarina está um caos. Que tal culparmos Lula por isso? Vejamos os fatos: onde está o socorro federal? Onde estão as tropas do exército para ajudarem na segurança? Onde estão os planos de evacuação das áreas de risco? Resumindo, até o momento o governo federal não fez grande coisa. Por que ninguém culpa Lula por tamanha lentidão?

Quantas pessoas mais terão que morrer em Santa Catarina até o governo federal decidir agir? Os saques estão ocorrendo a olhos vistos, isso denota falta de segurança. O exército já deveria estar em Santa Catarina auxiliando na segurança pública. Onde estão o transporte aéreo e o apoio logístico das forças armadas? Por que tanta demora em convocar exército, marinha e aeronáutica para auxiliar nessa crise? Onde estão as rotas para levar suplimentos aos refugiados? Será que ninguém vai cobrar explicações para tamanha incompetência?

Em dezembro será a vez das chuvas atingirem o estado do Rio de Janeiro. Novamente, a incompetência e lentidão serão as características básicas da ajuda do governo. Até quando seremos tão rígidos com presidentes de outros países e tão complacentes com o nosso presidente?

Por fim, parabéns aos bombeiros e heróis anônimos de Santa Catarina que são obrigados a vencerem dificuldades enormes sem apoio federal algum.

4 comentários:

lelê disse...

Caro Adolfo!

Concordo plenamente contigo, a falta de logística federal é deprimente. Percebo artistas, movimentos populacionais até o Rubens Barrichello ajudando as pessoas nessa crise em Santa Catarina. Para o governo é mais fácil a população tomar a frente do que ele fazer. Se existem pessoas se mobilizando é justamente por conta da LENTIDÃO, falta de estratégias e burrice do nosso governo.

Alessandra Santos

Nemerson Lavoura disse...

Simples: Bush não compra propaganda na imprensa brasileira.

Fábio Mayer disse...

Com todo o respeito, Adolfo, tenho que te dizer que o Exército, a Marinha e a FAB estão atuando lá. E que o governo federal liberou 1,6 bilhão de reais, o que pode não ser suficiente, mas não é pouco.

Ademais, o presidente foi visitas as áreas devastadas. Não que eu ache isso importante, porque prefiro ele no gabinete, trabalhando e mandando os ministros se mexerem para ajudar as vítimas, mas ele fez o que a figura pública dele exigiu.

A ajuda federal em SC saiu em 3 dias. Em Nova Orleans, levou quase 10. Talvez seja por isso que Bush ficou mal falado.

Anônimo disse...

"suplimentos"? Ouch!!!

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email