quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A Megasena e a Eficiência dos Mercados

Nenhum economista pode prever quando a megasena irá acumular ou quais números serão sorteados. Como acertar na loteria deve ser o sonho de muitos economistas, e como os economistas são incapazes disso, este é um indício da incapacidade dos modelos econômicos realizarem previsões confiáveis.

Por mais absurdo que o parágrafo acima pareça é exatamente este o argumento que está sendo usado contra os economistas. Os números da megasena são sorteados, logo se alguém fosse capaz de prevê-los esse seria um indício de fraude. É justamente o fato de que ninguém é capaz de prever os números sorteados que torna o sistema da megasena eficiente.

Quando um economista é incapaz de prever os movimentos do mercado o mesmo argumento acima se aplica. Se alguém fosse capaz de prever os movimentos futuros do mercado, então os mercados não seriam eficientes. É justamente a incapacidade de se prever movimentos futuros o que caracteriza um mercado como sendo eficiente. Ao dizer que os economistas são incapazes de prever crises, os detratores, querem salientar que nossos modelos não servem para nada. Contudo, um dos principais resultados dos modelos econômicos é justamente afirmar que em mercados eficientes não é possível se prever o movimento futuro dos preços, isto é, num mercado eficiente é impossível prever com antecedência uma crise.

A rigor muitos analistas identificaram problemas no mercado imobiliário americano muito antes da crise sub-prime ocorrer. Este fato mostra justamente que o mercado imobiliário americano não era eficiente. E uma das principais razões para tal ineficiência reside nas abundantes regulamentações governamentais existentes nesse mercado. Assim, diminuir a regulação e não aumentá-la é o caminho mais seguro para melhorar a eficiência do mercado imobiliário. Contudo, tornar o mercado imobiliário americano mais eficiente irá diminuir a habilidade dos especialistas em realizarem previsões nesse mercado. Ou seja, quanto mais próximo um mercado estiver da eficiência, menor é a habilidade de se prever mudanças nos preços.

9 comentários:

Anônimo disse...

a critica aos economistas nao se refere ao fato deles nao preverem o movimento futuro dos mercados, mas sim de falhar em identificar ,no valor atual dos ativos, a presenca de bolhas. Prever o surgimento de bolhas parece ser uma linha interessante de pesquisa.
Parabens pelo seu blog. Muito bom !

Pedro H. Albuquerque disse...

Excelente texto Adolfo, parabéns!
Como digo aos meus estudantes, "bater" os mercados é difícil, mas "bater" o governo é fácil, pois é neste onde se encontram os grandes absurdos econômicos que criam oportunidades para que aqueles que sabem economia ganhem dinheiro fácil. O próprio George Soros admitiu isso quando disse uma vez rindo que sua fortuna foi contruído graças às políticas estúpidas do Banco da Inglaterra e do Tesouro Inglês, entre outros.

Anônimo disse...

realmente nenhum economista consegue prever os numeros da megasena. Mas o cara do link abaixo conseguiu prever ao vivo na televisao britanica os numeros da loteria de lá. Veja como:
http://www.youtube.com/watch?v=-IlwDlDvItM
Essa é a parte 1.
Vale a pena ver todas as partes em que ele explica a previsao.

José Guilherme disse...

Adolfo,

Mais uma pitaco meu. Seu post vai na linha da resposta do Cochrane ao Krugman, imagino que vc a leu, mas caso contrário, vale a pena. Está em:
faculty.chicagobooth.edu/john.cochrane/.../krugman_response.doc

Grande Abraço,
JG.

cristosom disse...

Em relação ao comentário aos economistas.

Se fosse correto o que diz o autor da frase, os médicos, contadores,administradores, advogados, psicologos são todos inúteis, pois nenhum deles conseguem prever os resultados da megasena. Em compensação, as mães-de-santo e outras figuras do misticismo religioso, são completamente eficiêntes, pois estas sim conseguem prever o futuro.

Lucas Santos

Anônimo disse...

Grande Adolfo,

Sabemos que, no mercado financeiro, é inequívoca a existência de inúmeras falhas de mercado - que justificam regulação e, em muitos casos, intervenção. O problema é que muitas riquezas são construídas na identificação e na exploração das falhas DE REGULAÇÃO.

O fato é bastante consensual entre os economistas, a despeito de tudo que vem sendo dito nestas sessões psicanalíticas (e espíritas!) da profissão.

O que eu queria ver é responsabilização individual... atribuir responsabilidade pelos erros e banir da indústria uma centena de executivos e autoridades. A cara do Greenspan, dando uma de Lula ("tô boba!"), é demais...

Abraço,

Luiz Flávio Maia.

Augusto Freitas disse...

Adolfo, um professor da Católica disse que os causadores da atual crise foram, principalmente, os banqueiros. Pois estes concederam empréstimos "podres", ou seja, emprestaram a quem não tinha condições de pagar. Para o professor em questão, para pobre não se empresta, se dá.

Como você responderia a essa afirmação? Os banqueiros são causadores da crise, ou apenas têm correlação com ela? Uma vez que, na sua opinião, o governo foi o cusador da crise.

Alex disse...

Adolfo:

Como foi colocado recentemente, a hipótese de mercados eficientes implica, na verdade, duas conclusões importantes:

(1) Não é possível prever;

(2) Os preços refletem os fundamentos.

(1) passa com louvor TODOS os testes empíricos a que foi submetida.

Já (2) é bem mais difícil de ser testada (há um teste do Shiller, descrito no Blanchard & Fischer, que rejeita (2) mas há criticas quanto à sua validade). De qualquer forma, parece haver muito menos evidência que (2) sobrevive aos testes empíricos.

Abs

Alex

Moises Rabelo disse...

Ótimo blog sobre a Mega-sena, olha esse widget sobre mega sena, o que acha de colocar no seu blog?

Gerador Mega-Sena para blogger
http://dicadedica.blogspot.com/2010/01/hack-gerador-de-numeros-mega-sena.html

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email