quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Liberdade na Estrada

EXCELENTE a iniciativa do Ordem Livre: uma caravana percorrendo várias regiões brasileiras e divulgando as idéias liberais dentro de Universidades. Fico extremamente honrado de ter o privilégio de poder participar desse evento. Dia 23/10 estarei em Fortaleza-CE, onde terei o prazer de expor minhas idéias tanto na Universidade Federal do Ceará como também na FA7. Minha palestra versará sobre a contribuição do Estado americano para gerar a crise financeira atual, estarei abordando as políticas públicas equivocadas adotadas pelo Congresso americano aliadas a errônea política de juros bo Banco Central Americano, que em conjunto foram o estopim e o combustível da presente crise. Abaixo segue o evento, tal como aparece no site do Ordem Livre.

LIBERDADE NA ESTRADA

A academia brasileira está prestes a testemunhar uma empreitada intelectual inédita no país. De Porto Alegre a Fortaleza, um grupo de jovens intelectuais percorrerá 13 cidades durante o mês de outubro com uma missão: apresentar aos estudantes universitários brasileiros o pensamento libertário, de apoio ao livre mercado, paz e direitos individuais. O objetivo é apresentar diretamente a tradição liberal, muito distante das caricaturas inventadas por seus oponentes intelectuais, de direita e esquerda, como "neoliberalismo".

A iniciativa é do OrdemLivre.org, projeto da Atlas Economic Research Foundation em cooperação com o Cato Institute, dois think tanks sediados em Washington, sem vínculos partidários e sem qualquer patrocínio estatal. Todo o financiamento do OrdemLivre.org vem de contribuições voluntárias e da venda de publicações.

O projeto consiste na realização de seminários nas principais instituições de ensino do país (UFGRS, UFSC, Unicuritiba, USP, FAAP, Faculdade Mario Schenberg, Ibmec-MG, UFMG, UFES, UFBA, UFAL, UFPE, UFRN, UFC e FA7) com conferências versando sobre crise econômica, globalização, socialismo, cultura. As idéias de liberdade individual são universais, e unem pensadores como Joaquim Nabuco e Friedrich Hayek, mas suas aplicações encontram resistência de grupos de interesse que se beneficiam do status quo. O objetivo é convidar alunos e professores de todas as áreas do ensino para participar de um diálogo aberto que associe a teoria à prática das políticas públicas.

“Por décadas, os intelectuais de esquerda foram praticamente os únicos a apresentar aos estudantes brasileiros uma causa política baseada em princípios”, diz Diogo Costa, coordenador do OrdemLivre.org. “Chegou a hora de mudarmos esse paradigma, e mostrar o liberalismo como um ideal sublime que promove a paz e a prosperidade, e que não tem um histórico sangrento como o do socialismo”. Bruno Garschagen, gerente de relações institucionais do OrdemLivre.org, completa: “o debate entre diferentes correntes filosóficas é necessário para que a Universidade não fique refém das ortodoxias do pensamento de esquerda e permita aos estudantes o acesso a autores e obras liberais”.

Participarão da turnê: Adolfo Sachsida (economista), Bruno Garschagen (cientista político), Diogo Costa (cientista político), Hélio Beltrão (economista), Lucas Mafaldo (filósofo) e Rodrigo Constantino (economista).

Sul-Sudeste – Datas e Universidades

Todas as datas são em outubro de 2009.


5, turno da manhã (8h): UFRGS

6, turno da manhã (8h): UFSC

7, turno da manhã (8h): Unicuritiba

8, turno da manhã: (8h): USP

8, turno da noite (18h): Faculdade Mario Schenberg

9, turno da tarde (13h): FAAP

14, turno da noite (18h): IBMEC-MG

15, turno da manhã (8h): UFMG

16, turno da manhã (8h): UFES

Norte-Nordeste – Datas e Universidades


Todas as datas são em outubro de 2009.

19, turno da tarde (13h): UFBA – Salvador

20, turno da tarde (13h): UFAL – Maceió

21, turno da manhã (8h): UFPE – Recife

22, turno da manhã (8h): UFRN – Natal

23, turno da manhã (8h): UFC - Fortaleza

23, turno da noite (18h): FA7 – Fortaleza

9 comentários:

Augusto Freitas disse...

Inspiraram-se na Coluna Prestes? Sem querer desencorajar, esse movimento percorreu mais de 24.000 km pelo interior do país. Sem sucesso.

Será que dessa vez será diferente? Tomara que sim.

cristosom disse...

E quando teremos palestras desse nível em nossa Universidade Adolfo?

Abraço.

Lucas Santos

Anônimo disse...

Adolfo,

Em que faculdade da UFC será a palestra? Estimularei a participação dos meus alunos.

Um abraço,

J. Coelho

lelê disse...

Puxa que bacana...legal, se pudesse também estaria lá.
Augusto, a coluna preste deixou marcas tanto que nos lembramos dela até hoje. Ficar na universidade, ou em grupinhos discutindo idéias é que não dar resultado. Tentar é imprescindível.

Alessandra Santos

Austríaco disse...

Será que vai ter piquete contrário dos DCEs espalhados pelo Brasil?

GAbiRu disse...

ótimo. dia 20, aqui em maceió, aguardo ansiosamente e propagandeando por aqui. posso ser útil em mais algo?

aliás, para engabelar manos comunas/socialistas, anti-capitalistas em geral, e convence-los a aparecer por lá, estou dizendo que o congresso será libertário [em vez de dizer que será liberal, palavra da qual fogem igual diabo da cruz]. nao estou muito convencido que argumentos convencem o povo da retórica circular, mas, quem sabe...

Diego Almeida disse...

Parabéns por participar dessa iniciativa, e quando teremos um evento desse porte também?

Erik Figueiredo disse...

Adolfo,

Vocês "pularam" a Paraíba? Poxa, vou ao Rio Grande do Norte pra assistir.
Abração,

Raduan disse...

Adolfo Sachsida,

Sou um dos organizadores, do evento aquiem fortaleza, estou prestando essa contribuiçao ao Ordem Livre (na verdade está sendo um grande prazer colaborar com causa tao nobre), eu e os demais organizadores locais estamos bastante felizes com sua vinda até a "terra da luz". Esperamos ansiosamente o dia 23. Agradeço em nome de todos aqui sua presença!
forte abraço!

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email