quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Copa do Mundo analisada pelo Selva Brasilis

O Selva Brasilis (SB) é um dos melhores blogs da internet: culto, inteligente, irônico, e sem medo de dizer o que pensa. O SB tem uma longa tradição de não esconder os problemas do Brasil e do mundo. Leitura obrigatória. Nessa entrevista, tive a oportunidade de entender um pouco mais de futebol com o SB.

1) Romário, Rivelino, Branco, entre outros. Todos jogadores consagrados pelo Fluminense e fundamentais para as conquistas da seleção brasileira. Não está faltando jogador do Fluminense nessa seleção? Raí, Cafu, Silas, Muller, entre outros, de onde veio a mística de que jogador do São Paulo sabe jogar bola?

SB) Se eu fosse um professor de Sociologia da USP começaria dizendo que o São Paulo é um time que representa os interesses judaicos, provavelmente do estado de Israel. Portanto, ao lado dos sábios do Sião, o São Paulo manipula a CBF e deita e rola no futebol brasileiro, para o desespero syrio-libanês corinthiano. Mas sabemos que isso não é verdade pois desde que o PT se meteu no futebol brasileiro, os juízes jogam apaixonadamente pelo timão. Mais uma contribuição social do governo Lula.
Mas vamos falar sério. Vamos falar de futebol e, portanto, do Fluminense, time que é a sua essência.
O Fluminense tem o melhor jogador brasileiro, Fred, e o melhor jogador argentino de todos os tempos, Dario Conca. Ambos não foram para a copa. A não convocação de Conca era mais do que esperada. Alguém ainda vai escrever um artigo calculando o impacto de longo prazo da cocaína no futebol argentino. Seu efeito brutal na destruição da massa encefálica dos técnicos de futebol da seleção argentina é visível. Alguém pode argumentar que Maradona, um bolivariano da bola, não tem cérebro. Dizer que é um asno é um elogio. Deixa Conca no Flu para evitar que o craque leve seu país a uma conquista mundial histórica e evite futuras comparações com o próprio Maradona. Mas zebra existe e a Argentina pode surpreender. Basta lembrar que Menotti depois de cheirar metade do PIB boliviano, não levou Doval pra copa e conseguiu ser campeão com Luque em campo…
Fred é o único jogador na história do futebol que tem uma presença na frente do gol semelhante a Romário. Isso, por si só, já o qualifica como um craque fenomenal. Seu problema é que é um jogador “bichado”, felizmente não no nível de um Reinaldo [aquele atacante horroroso do Atlético Mineiro e da copa de 1978]. Além disso tem que surfar menos, é incrível que ninguém tenha dito ao Fred que surfe e Minas Gerais não combinam numa única sentença.
Last but not least você citou Raí, Cafu, Silas, Muller e conseguiu esquecer de Waldir Peres, de Serginho Xulapa….sinceramente, alguém aí tem a temeridade de discutir a contribuição do São Paulo para a seleção brasileira? Do ponto de vista uruguayo não há problema, Pedro Rocha, Dario Pereyra e Lugano são craques indiscutíveis e Richarlyson é uma fruta.


2) Técnicos da seleção brasileira se caracterizam pelo fato óbvio de não entenderem de futebol, como você classifica Dunga entre os técnicos da seleção canarinho?

SB) Dunga é gênio. Toda vez que se depara com a Argentina, ele a entuba sem dó nem piedade. Isso é um mérito que ninguém tira. Dunga sempre foi um bom técnico. Lembre que ele dentro de campo dirigiu o time de 1994. Tá certo, era uma tarefa fácil, pois Romário levava aquele time nas costas. Mas mesmo assim ninguém credita a Dunga o fato de corrigir os infinitos erros táticos de Parreira. Dunga fez o mesmo em 1998 com Zagallo, o problema é que aquele time era realmente horrível pois não tinha Romário. Os erros táticos eram ainda mais numerosos do que em 1994, isso porque Zico estava lá. Sua influência sobre Zagalo não pode ser desprezada. Ele cortou Romário. Seu objetivo era manter sua invencibilidade nas copas do mundo intacta. Zico é sem sombra de dúvidas o maior perdedor de copas do mundo da história, com cinco [perdeu a de 2006 como técnico do Japão], fica ao lado daquele peruzeiro mexicano que ninguém lembra o nome.


3) Em termos de futebol a Espanha se assemelha muito ao México, ou seja, cabeças de bagre que acham que são gênios do futebol. De onde vem essa lenda espanhola?

SB) Se você é burro, incompetente, boçal, preguiçoso e desonesto, você age como se soubesse tudo, como se fosse o rei da cocada preta. Arrogância e prepotência, entre gente estúpida e ignorante, sempre funciona. É parte integrante e essencial do espírito e cultura ibéricas. No futebol você finge que é craque. O problema espanhol é que o futebol ainda é um esporte competitivo. Se a copa do mundo fosse jogada como se joga o futebol na Espanha, onde vigora o sistema mercantilista e apenas Real Madrid e Barcelona têm licença para ser campeões, então a Espanha seria uma potência imbatível no esporte. Bastaria aos espanhóis capturar a FIFA e agir como o Comitê Olímpico Internacional agiu durante a gestão Juan Antonio Samaranch.
Sobre o México, sem sacanagem, não há muito o que falar. Coitados dos Aztecas, perderam até a hegemonia futebolística na américa do norte para os EUA. Imagina?! A única coisa na vida que os Mexicanos se julgavam melhor do que os Yankees era no futebol e agora nem isso… é muita frustração, muito complexo de inferioridade…


4) Quais são suas previsões para a Copa?

SB) Meus profundos conhecimentos de finanças me permitem fazer previsões certeiras: 1) A Espanha não será campeã; nem o Japão; 2) Messi será um fracasso; 3) Finalmente vão descobrir que Kaká não joga porra nenhuma; 4) Maradona vai ser preso com pose de meia tonelada de cocaína.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se eu não conhecesse o Jocka, riria muito. Como o conheço, rio mais muito mais.

Jocka, cheers!

J. Coelho

Anônimo disse...

"SB) Meus profundos conhecimentos de finanças me permitem fazer previsões certeiras: 1) A Espanha não será campeã; nem o Japão; 2) Messi será um fracasso; 3) Finalmente vão descobrir que Kaká não joga porra nenhuma; 4) Maradona vai ser preso com pose de meia tonelada de cocaína"


O SB realmente é um craque, nos argumentos.

Anônimo disse...

To vendo o craque q eh..Quem vc disse que nao ia ser campeao?
Ah sim...soh falta botar a culpa no aquecimento global.
Messi foi um fracasso, nunk jogou bem na argentina até eu faria essa previsao, e kaka num jogo nada, depois de 2007 quando foi genio soh fico machucado, chuta cachorro morto até eu chuto

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email