quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Enquete

Dizem que brasileiro não sabe votar. Citam como exemplo a eleição de Tiririca e Romário. Mas vamos a uma enquete. Se você tiver que escolher entre:

Tiririca x Maluf

Romário x Garotinho

Quem você escolheria? Talvez o problema seja menos escolhermos o Tiririca. O problema real é termos deputados com tantos poderes para alterar nossa vida.

3 comentários:

Alberto Cavalcanti disse...

Galera, Adolfo...

Parece que a Igreja Católica entrou como nunca na campanha.

Vejam:

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-pede-resposta-na-tv-apos-sermao-de-padre,621915,0.htm

Lembrando que importantes deputados da Canção Nova foram eleitos como "dentre os mais votados" nos principais colégios eleitorais, só para lembrar a força que possui a Canção Nova.

Anônimo disse...

A eleição é um problema de informação assimétrica típico. Um "Market for Lemmons".

Os eleitores não têm informações suficientes para avaliar quem são os candidatos, que parecem ser todos iguais. Como não conseguem diferenciar, os eleitores votam em alguém que passou algum sinal ou imagem de confiável ou de alguma outra caraterística que lhes agrada. Isso explica porque figuras públicas como o Tiririca e Romário venceram.

Por isso um sistema eleitoral com lista fechada pode ser melhor. Os partidos dizem o que vão fazer explicitamente, e os eleitores votam nessas propostas, agora com informação mais clara. Assim os candidatos extravagantes desapareceriam.

Chutando a Lata disse...

Qual o seu problema com o Garotinho? Deixe-me saber.

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email