quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lula, uma liderança negativa

Lula não pediu a volta da CPMF no começo desse ano. Lula não mencionou a CPMF durante a campanha presidencial. No segundo turno, nada de Lula defender a CPMF. Lula NUNCA disse: "Independente de quem vença as eleições precisaremos da volta da CPMF". Por que ele nunca disse isso? Simples, Lula nunca disse isso pois se Serra fosse eleito Lula seria CONTRA a CPMF. Bastou Dilma ser eleita que logo em seguida Lula já pede mais impostos.

Lula é assim, essa é sua ética, essa é sua carta de princípios: ele é a favor de mais impostos se o PT for governo, mas é contra se o PT for oposição. Lula é isso, uma liderança negativa.

Mas o pior mesmo será ver Aécio Neves liderar a oposição rumo a aprovação de mais esse imposto. A CPMF é uma má idéia, a literatura econômica é unânime nesse ponto. Nem 10 países no mundo devem adotar esse tipo de imposto. A CPMF é um caso de livro texto de um imposto que foi rejeitado na teoria e na prática.

12 comentários:

Oswald disse...

Desculpe minha ignorancia, mas que é "livro texto de um imposto"?

Arthur disse...

Infelizmente essa prática do presidente Lula não é exclusividade dele e do PT. Os partidos que hoje são oposição fazem a mesma coisa. Com todo respeito, o Sr. acha que algum candidato a presidência vai usar o termo "aumento de impostos", ainda mais em um debate de tão baixo nível como foi o de 2010?

Chutando a Lata disse...

É o modelo funcionando: os impostos se ajustam para fechar o rombo, principalmente o do juros da divida interna.

Anônimo disse...

Além de um imposto ruim, a CPMF foi despachada com votos da base aliada do governo. Se a base tivesse votado contra a extinção do imposto, ele teria permanecido. O que Lula quer é colocar as oposições na defensiva logo no começo do governo Dilma. Ao convencer muitos, que no início de governos sempre são mais maleáveis, a recolocar a CPMF, em prol de recursos para a Saúde dos Estados, dividirá as oposições parlamentares até o fim do mandato Dilma. E mais uma fonte de caixa poderá ser aprovada. Recursos para a Saúde? Ora. Só uma parte. Como sempre foi com o arrecadado pela CPMF. É uma estratégia política que tem chances de dar certo.
Dawran Numida

Lucas disse...

Não acho que isso seja uma coisa atrelada somente ao Lula... acho que está atrelado a maioria dos políticos em si.

Anônimo disse...

Prezado, Não sou defensor do PT ou do Lula, mas voce "esqueceu" de mencionar quem criou a cpmf. Sejamos honestos nesse ponto. Não foi o PT.

Pablo Vilarnovo disse...

Mas nesse ponto Lula não é diferente de nenhum outro político brasileiro.

Dedé Ramos disse...

Caro anônimo das 17:49,

Certamente, não foi o PT. Mas, o PT morre de paixão pelo imposto e quer "ressuscitá-lo". É muito pior, ou não?

V.H. disse...

Adolfo,
Olha só nas promessas de dilma quanta insanidade econômica

http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/11/01/as-promessas-feitas-por-dilma-rousseff-durante-os-meses-de-campanha-eleitoral-922919109.asp

182. Fortalecer as redes públicas de comunicação e estimular o uso intensivo da blogosfera.

Quando eu falei que o estado iria financiar blogs ninguém acreditava..

Anônimo disse...

Aliás, Anônimo-4 de novembro de 2010 17:49, o que foi que o PT criou? Só se sabe o que o PT não fez, com algumas e raras exceções. Mas, se é assim que quer: a CPMF é um imposto tão ruim que o PT mereceria tê-lo criado. Sempre foi contra, porém, só até quando assumiu o governo. Aliás, como tudo do que acabou apropriando-se. De todo modo, o PT pode redimir-se e tentar fazer alguma coisa: que lute, então, pela reforma fiscal e tributária, pugnando por um imposto único, simples, fácil de operar, difícil de sonegar, fácil e barato de arrecadar. E que não seja a CPMF ou CSS. E também não foi o PT que extinguiu os dinossauros.
Dawran Numida

Marcio disse...

Isso é o que eu acho da CPMF:

http://alemdozeitgeist.blogspot.com/2010/11/volta-da-cpmf.html

Anônimo disse...

Por que nao:)

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email