segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rio de Janeiro: A Bagunça vai ser Grande

Para deixar claro: para mim lugar de bandido é na cadeia. Eu sou contra indulto de natal para presos, sou fã do Capitão Nascimento e concordo com Lucio Flávio: polícia é polícia e bandido é bandido. Dito isso, observo que a bagunça no Rio de Janeiro será grande.

Um dos comandantes da polícia disse claramente que todas as casas seriam revistadas, inclusive aquelas onde os moradores se recusassem a dar tal permissão. Essa afirmação tem dois problemas: a) operacionalmente é bem pouco provável que isso seja possível; e b) É ILEGAL.

Agora no Jornal Nacional apareceram moradores saqueando uma casa (que deveria pertencer a um traficante) na presença de policiais. Desnecessário dizer que isso é crime.

O governador do Rio já disse que espera que o exército fique na favela por 7 meses. Isso é tempo demais: "exposição constante e por tempo prolongado sempre resulta em algum grau de contaminação" (Spock). A força financeira do tráfico é grande, tão logo a pressão da imprensa abaixar os militares ficarão expostos a tentação da vida ilícita por tempo demais. O exemplo histórico óbvio é a entrada de drogas nos EUA em decorrência dos soldados no Vietnã.

As operações no Rio praticamente não prenderam ninguém, isso não é sucesso. Operações como essa realizada no Rio devem se basear na velocidade e no avanço contínuo, guerra relâmpago, para ter sucesso contra o crime. Manter grandes contingentes do exército estagnados numa posição, sem atacar a próxima favela, será a ruína dessa operação. Dará tempo para os bandidos se reorganizarem e corromperam toda a operação.

4 comentários:

Anônimo disse...

Em prazo bem mais curto do que os incautos supõem, os traficantes que ficaram amoitados, protegendo seu "ouro", voltarão à cena. Só que, agora, o preço do "ouro" estará muito mais alto, como resultado da contração da oferta. Como, do lado da demanda pelo "ouro" nada foi feito, brevemente tudo voltará ao normal.

Zé luiz 20 disse...

Concordo plenamente meu caro,
A População brasileira pensa que o problema do Rio está se resolvendo e ele está apenas começando. Pessoas que recebe mal salários (SD das forças armadas) cuidando de morro? aonde dará tudo isso, como diz o CAP NASCIMENTO: VAI DÁ MERDA, tudo vai voltar como antes, corrupção forte. Infelizmente políticas adotadas para fazer bem a mídia não faz bem para a população.

Luciana disse...

Operação nada! Só estão fazendo uma média, pegam meia dúzia de "laranjas", e comemoram. Armaram um circo e os palhaços(nós) aplaudimos.
"Hoje tem traficante? Tem não senhor!
Amanhã tem traficante? Tem sim senhor!"

Abraços!

William dos Reis disse...

Um detalhe do seu comentário me chama a atenção... A presença do exército por um tempo muito longo. Exemplos não faltam de que a presença militar nessas operações só funcionam quando eles entram e saem. Faço uma aposta que logo algum noticiário vai flagrar algum militar envolvido em algo errado. Primeiro, porque eles não são preparados para este tipo de operação. O treinamento militar é direcionado para a guerra e não para policiamento e segundo, os salários da grande maioria dos militares chegam a ser menores do que os policiais militares ganham. Resultado: Se o PM se deixam corromper o que se imagina que irá acontecer com alguns militares que tem inclinação para o crime? Maças podres existem em todas as profissões!

William dos Reis

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email