quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A Pior Equipe Econômica de Todos os Tempos

Eu cunhei a expressão “A pior equipe econômica de todos os tempos”. Desde então, tenho recebido muitos e-mails solicitando esclarecimentos. Então vamos a eles. Quando me refiro a equipe econômica refiro-me aos dois cabeças da equipe. Isto é, ao camisa 10 e ao camisa 9 do time: Guido Mantega (Ministro da Fazenda) e Miriam Belchior (Ministra do Planejamento). Em toda a história de nosso país não consigo pensar numa dupla pior do que essa. Alguém consegue?

Talvez o único páreo em ruindade para a equipe atual seja a primeira equipe econômica do Governo Collor: Zelia Cardoso de Melo e Antônio Kandir. Sem dúvida são nomes de peso. Contudo, devemos lembrar que, por pior que tenham sido, a dupla Zelia-Kandir foi responsável por privatizações de empresas públicas e abertura da economia. Além disso, foram responsáveis pela extinção de verdadeiros elefantes brancos estatais tais como o Instituto Brasileiro do Café (IBC), e o Instituto do Álcool e Açúcar (IAA). Também tiveram que enfrentar um ambiente inflacionário, e sindicalistas e congressistas pouco amigáveis. Ou seja, nos critérios de desempate, me parece que o prêmio de pior equipe econômica de todos os tempos fica mesmo com Mantega-Belchior.

Esse post não tem como objetivo ofender ninguém. O objetivo aqui é simples: justificar aos leitores a frase que cunhei no passado. Acho que no Brasil existem nomes melhores para ocuparem Ministérios tão importantes. Se você discorda de mim, então dê sua opinião e a mesma será publicada.

5 comentários:

Paulo disse...

Adolfo,

Obrigado pelo esclarecimento, com a ajuda do Dawran Numida também tinha pesquisado mais sobre o assunto, e colocando na balança, realmente a dulpa Mantega-Belchior é a pior sem sombra de dúvidas.

Aproveitando o espaço, vc pode me indicar qual é um dos melhores pesquisadores em Equilíbrio Geral no país e fora?

Abs

Anônimo disse...

A Zélia era pior. Mas em termos de resultados, a concorrência é forte. Não podemos esquecer Funaro e João Manuel. Não lembro de ninguém no Brasil que tenha produzido tantos desastres em tão pouco tempo.

Anônimo disse...

Gostaria de saber o pq deles serem a pior dupla.

Anônimo disse...

São os piores porque pegaram o país com inflação controlada e com alta taxa de crescimento, porque puderam observar os erros dos anteriores e, ainda assim, sem a pressão de uma economia em crise e com o conhecimento do passado erraram tudo.

Anônimo disse...

A equipe econômica do Geisel que teve a "brilhante" ideia de criar reserva de mercado para informática continua imbatível nesse quesito.

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email