sábado, 13 de abril de 2013

Uma Homenagem a Hugo Yabe

Hugo Yabe foi meu técnico de natação no Londrina Country Clube. Faleceu em decorrência de um acidente de carro (o motorista do outro carro estava drogado). Tinha menos de 30 anos. Marcou uma geração inteira de atletas. Está sepultado no mesmo cemitério de meu pai. Quando vou a Londrina, sempre que possível, passo um tempo lá. Esse post é uma homenagem ao melhor técnico do mundo: Hugo Yabe.

Certa vez durante uma competição, a prova de revezamento estava por começar, mas a equipe principal da ACEL (nosso maior concorrente à época) ainda não havia chegado. Eu estava animado e comentei com Hugo “Beleza, vamos ganhar!!!”. Ele apenas olhou para mim e respondeu “Uma vitória assim não tem valor. Temos que torcer para eles chegarem!”. Eles chegaram, e nós perdemos a prova. Mas aprendi uma lição importante: não há mérito algum numa vitória vazia. Ganhar ou perder faz parte, mas a maneira como ganhamos ou perdemos é que realmente importa.

Outra vez estava disputando uma eliminatória interna do clube. Objetivo: selecionar os melhores para irem competir no Trófeu Avelino Vieira (competição em Curitiba). Sempre treinei duro. Treinava de madrugada, e depois a tarde toda. Tinha um picareta que nunca ia aos treinos. Na hora da competição ele venceu. No final da prova Hugo chegou para mim e disse: “Você sabe que terei que levar ele, e não poderei te levar”. Eu era bem novo na época, deveria ter uns 12 anos de idade, mas dada minha formação familiar desde cedo tinha respeito tanto pelo técnico como pelo mérito. Honestamente, fiquei mais chateado comigo por ter perdido. Sempre achei que Hugo tomou a decisão certa, o melhor é que tinha que ir. E eu não era o melhor.

Quando retornou de Curitiba Hugo me chamou de lado, e me deu uma camisa de presente: a camisa do torneio (todos que participavam ganhavam essa camisa). Ele disse “eu queria que você tivesse estado lá”. Demorou muito para entender aquela frase. Como técnico ele foi obrigado a levar o melhor, mas com aquela camisa ele demonstrava o respeito que tinha pelo meu esforço, e o carinho que tinha por mim. Eu não faço a menor idéia de onde estão minhas medalhas, sequer sei quantas ganhei ou de qual torneio elas se referem. Mas dessa camisa eu não esqueço.

Respeito não é conquistado com vitórias ou derrotas. Respeito conquistasse com superação. Vitórias vazias não fazem de ninguém um vencedor. Todos nascemos com um conjunto de talentos, e existem limites que nunca poderemos superar. Contudo, fazer o melhor com o que temos é algo que sempre está ao nosso alcance. Obrigado Treinador!!!

5 comentários:

Larissa Bobroff Daros disse...

Show de bola.....quem conheceu e teve o privilégio de conviver e ter parte das sua educação vinculada a esse grande ser humano....é um privilegiado....talvez por isso tenha ido embora tão cedo....Deus quer ao seu lado pessoas como Hugo....

w disse...

Não o conheci, mas esse post foi suficiente para que ele ganhasse minha admiração. Obrigado por compartilhar.

ricardo BLACK Garcia disse...

Lembro-me perfeitamente desse fatidico dia... estava morando em Curitiba, fazendo o NPOR, quando meu pai ligou para me contar do acidente. naquele dia perdi meu treinador de natação e.polo aquático, além do meu instrutor de surf, mas, mais do quê tudo, um grande amigo e incentivador... parabéns por tudo Hugo e, onde quer quê esteja, quê esteja bem e.feliz!!!

Chutando a Lata disse...

concordo, sucesso só tem valor se houver mérito!

Anônimo disse...

Este Hugo foi meu primo, nadador como eu, ele um puro sangue eu um nadador esforçado. Uma vez foi passar ferias em Londrina e fiquei na casa dos pais dele e me lembro o Hugo me ensinando a andar de moto, na dele, todo metodico e correto. Morria de inveja de seu quadro de medalha que tinha no quarto, cheio de trofeus. Este uma vez me deu uma medalha de bronze, que guardo até hoje e me disse, que o inicio nunca é cercado de glorias e sim de muito esforço e dedicação, pois para atingir o topo temos que ter muita transpiraçao .... Hoje ainda guardo este ensinamento não so para a nataçao como para a vida...

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email