quarta-feira, 1 de maio de 2013

Videocast do Sachsida: As Diferentes Abordagens Científicas: Karl Popper x Karl Marx


Você pode assistir o Videocast aqui.

Ou então você pode ler o texto que escrevi em 03 de outubro de 2007, e que eu reproduzo abaixo.

Respeito a diversidade de opiniões

Quanto mais você ouvir alguém dizer que respeita um ambiente com diversidade de opiniões, pode acreditar: ele está mentindo. Note que todo comunista adora dizer que respeita a opinião alheia... mentira!!!! Comunistas só respeitam a opinião alheia quando esta coincide com a deles.

Você pode estar lendo esse post e acreditar que estou sendo pouco científico em meu comentário. Engano seu, esse post tem uma razoável estrutura teórica. Explico: na tradição liberal, a ciência esta intimamente ligada ao pensamento de Popper. Assim, os liberais compreendem que mais de uma teoria é capaz de explicar o mesmo fato. A ciência é capaz apenas de refutar teorias, mas incapaz de comprová-las por completo. Dessa maneira, na tradição clássica, a diversidade de opiniões (teorias) é um resultado direto do modelo de análise científico. Não faz o menor sentido, na tradição clássica, alguém ter que dizer que respeita idéias diferentes das suas. Afinal, este é um resultado óbvio do arcabouço científico clássico.

Já no mundo marxista a análise é muito diferente. Os marxistas acreditam que a ciência é capaz de comprovar com 100% de acerto a validade de uma teoria. Assim, no mundo marxista não há espaço para a divergência de idéias, uma vez que a ciência é capaz de apontar com certeza qual delas está correta. Daí a necessidade artificial dos marxistas RECURSIVAMENTE afirmarem que respeitam as opiniões alheias.

Discorde de um marxista e você verá todo o respeito que eles nutrem pela diversidade de idéias. Você já discordou de um marxista? Mande sua experiência para este blog!

7 comentários:

Anônimo disse...

Adolfo, você tem razão. Naquele videopost sobre as bobagens da teoria marxista, você foi xingado. Quando perguntei para que serve a economia marxista e como a economia marxista faz política econômica, fui xingado (por dois comentadores), embora na primeira resposta de um deles (longa, com mais de 700 palavras!), o comentador tenha sido, digamos assim!, um tanto polido. Quando o contestei, aí fui xingado de preconceituoso e que eu teria dificuldades de entender textos longos.

J. Coelho

JV disse...

o dia interio, tanto que não consigo me lembrar de um caso específico. Porque em todas as coisas mais miúdas, há aquele "porém" marxista pseudo-científico.

Anônimo disse...

Adolfo, excelente post. Eu gosto muito do Popper. Parabéns.

Anônimo disse...

Pode-se perceber que os comentários deste vídeo estão muito tranquilos, conclusão: os marxistas não comentam por não saberem quem é Popper!

Anônimo disse...

Pode-se perceber que os comentários deste vídeo estão muito tranquilos, conclusão: os marxistas não comentam por não saberem quem é Popper!

Anônimo disse...

De fato, caso corrente entre eu e um amigo marxista hehe.

JGould disse...

Não! simplesmente porque eu não tenho amigos marxistas! Somente inimigos.

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email