domingo, 12 de janeiro de 2014

O Absurdo Confisco de Poupanças da Caixa Econômica Federal

Acredito que a grande mídia ainda não entendeu direito o tamanho do absurdo levado a cabo pela CEF. Sendo assim, vale a pena explorar mais esse tema. A Controladoria Geral da União deu o alerta e os técnicos do Banco Central confirmaram: não existe previsão legal que ampare o procedimento da CEF.

Para quem não acompanhou o caso, aqui vai um resumo: a CEF incorporou a seu patrimônio uma série de contas inativas de poupança. O caso ganhou repercussão por causa de uma matéria da revista Isto é, e depois foi repercutida no Jornal Nacional. Mesmo assim, parece que a ficha ainda não caiu para alguns. Então vou explicar qual é o maior absurdo disso tudo: é crime o que a CEF fez!!!!!

Não vou discutir aqui temas periféricos. TALVEZ a CEF até tivesse razão em suspender algumas contas (até nisso tenho dúvidas). CONTUDO, é crime se apropriar dos recursos dessas contas!!! Imaginem se o Banco Itau cancelasse algumas contas, argumentando que a documentação das mesmas estivesse incompleta, e pegasse o dinheiro que estava depositada nelas para ele.... bom, foi exatamente isso que a Caixa Econômica Federal fez. Isso é crime!!!

Mesmo que a CEF tivesse razão em suspender tais contas, ela NUNCA poderia se apossar do dinheiro depositado nelas. O que a CEF fez é crime de apropriação indébita (art. 168 do Código Penal: Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção. Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa).

O ponto central da discussão é simples: a CEF se apropriou de recursos QUE NÃO ERAM SEUS!!!! Mesmo que as contas tivessem problemas de documentação isso não permite que a CEF se aproprie desse dinheiro. Suponha que o Al Capone depositasse dinheiro na CEF, e ela então bloqueasse a conta de Capone. Mesmo nesse caso é crime se apropriar do dinheiro de Capone. Pois se é verdade que o dinheiro depositado não era lícito, também é verdade que esse dinheiro não pertence a Caixa. Será que agora as pessoas vão ser capazes de entender a gravidade desse procedimento realizado pela CEF????

A CEF se apropriou de recursos de terceiros, isso é crime. Não é possível que as pessoas não entendam a gravidade disso.

9 comentários:

Anônimo disse...

A grande mídia entendeu sim,apenas mais uma vez ela blinda o PT,que não pode ser prejudicado eleitoralmente.

Anônimo disse...

Meu Deus, que Bizarro...
Aonde vamos parar ?

JGould disse...

Nada disso anônimo, a mídia blinda porque a CEF deve gastar uns R$500MM de propaganda/ano...e ninguém quer ficar sem um naco dessa grana. Outro exemplo é a Petrobras...Eletrobras e etc

Rafael H M Pereira disse...

A resposta oficial da Caixa http://www1.caixa.gov.br/imprensa/imprensa_release.asp?codigo=7013459&tipo_noticia

Rafael H M Pereira disse...

A caixa é o principal agente financeiro das programas sociais do governo. Simplesmente por essa razão, já merecia receber mais atenção nas pesquisas sobre essas políticas.

http://dinheiropublico.blogfolha.uol.com.br/2014/01/09/minha-casa-minha-vida-ja-gasta-mais-que-30-dos-39-ministerios/

MAS, o ponto é o debate da mídia é o pessoal de oposição acusando a caixa de confisco; e o pessoal da esquerda falando que a mídia está lançando uma onda difamatória infundada.

Voce leu a resposta oficial da Caixa? Queria saber o que voce achou da resposta deles. Pareceu plausível? eu não entedo essa regulaçoes do BC, então nao me meto a opinar. hehe

Anônimo disse...

Menos Sashida, menos.
A questão foi meramente contábil.
Tanto que se o poupador da "conta fechada" chegar na boca do caixa da Caixa, ele saca o dinheiro.

Adolfo Sachsida disse...

Caro Anonimo,

Quando um ladrão te roubar algo isso eh roubo, pouco importa que ele te devolva quando você notar o roubo.

No caso da CEF, ela não poderia NUNCA ter incorporado esses recursos a se patrimônio, isso eh CRIME!! Tanto eh assim que a CEF esta sendo obrigada a desfazer tal operação.

Adolfo

Luís disse...

Quando vir um roubo em algum lugar, denominarei de mero truque contábil. Que miséria moral que vivemos...

Anônimo disse...

Não é tão grave quanto manter a enta no poder por mais 4 anos.

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email