quarta-feira, 4 de junho de 2014

25 + 30 = 55

Caros amigos,

O artigo: "Does the effect of media influence suicide rates?", escrito com Paulo R. A. Loureiro e Tito Moreira, acaba de ser aceito para publicação no Journal of Economic Studies.

Com esse artigo chego a marca de 55 artigos aceitos/publicados (25 em revistas internacionais e 30 em revistas nacionais). O que na área de economia é uma marca respeitável.

Como de costume, a cerveja hoje é por minha conta.


Abaixo o abstract:

An important question about the determinants of suicide refers to the role of media. In this context, this paper aims to investigate if there are groups of people who are susceptible to suicide as a result of the effect of media. Using data for the 27 Brazilian States, for the period 1980-2009, we analyses the impact of the media index, unemployment rate, divorce rate and other explanatory variables on the rate of suicide by gender and age. We develop a model about the suicide epidemic where the media works as a contagion effect to disseminate suicidal behavior. The econometric results show the media index is the third major source of suicide, after unemployment and violence, for all groups of people. The estimated model shows that 1% increase in media index increases suicide rate of young men (aged between 15 and 29 years) at 4.22%. This result seems to suggest a type of contagion effect on suicide rates, which reinforces the results obtained by Cutler, Glaeser and Norberg (2001).

6 comentários:

Pedro Erik disse...

Parabéns, grande Adolfo.

Costuma-se dizer que brasileiro não lê jornal, mas com o surgimento de jornais sensacionalistas distribuídos de graça ou bem baratos, isto pode ter mudado. O conceito de jornal também.

Não tenho certeza sobre o efeito sobre suicídio, que me parece um problema muito mais de foro íntimo, como falou Santo Agostinho, sobre a paz.

Abraço,
Pp

Anônimo disse...

Estou torcendo para você receber a notícia de um artigo aceito quanto estiver em São Paulo. O povo de Brasília já bebeu de graça demais!

Anônimo disse...

Se perguntar não ofende o que seria media index? KB

Anônimo disse...

Já estou vendo o PT usar esse paper em defesa do "Controle Social da Media". Kuddos!

Cinara Sampaio disse...

Seus artigos compõem a minha rotina de leitura. Realmente, seus textos são excelentes, principalmente pela clareza, objetividade e visão crítica com que trata os temas, embora nem sempre concorde com alguns deles.
E que venham mais e mais publicações!!!
Sucessos sempre, Adolfo!!

andrea gaucha disse...

Adolfo
Boa tarde !
Já tenho muito orgulho de ti, mas novamente, não posso deixar de expressar que fiquei muito feliz. Meus cumprimentos.
Um grande abraço,
Andrea

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email