terça-feira, 3 de junho de 2014

A Genialidade Manteguiana

Segundo o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, a Copa deve melhorar o desempenho do PIB no segundo trimestre.

A afirmação acima é mais um exemplo da genialidade manteguiana. Mantega parece não entender que com a Copa teremos menos dias de trabalho nos meses de junho e julho. Menos dias trabalhados, menor a produção. Menor a produção, menor será o PIB. Na lógica do ministro, a Copa estimulará o turismo e o comércio e isso aumentará o PIB. Sim, certamente alguns segmentos da economia serão positivamente afetados. Contudo, o PIB reflete a produção de toda a economia, e não apenas de determinados setores. No geral, um número absurdamente alto de empresas terá sua produção reduzida simplesmente por conta da menor quantidade de horas trabalhadas ao longo da Copa.

A única chance da Copa aumentar o PIB brasileiro é que, como Brasília será sede de vários jogos, as horas trabalhadas do Ministro da Fazenda também irá ser reduzida. Talvez sem a genialidade do ministro atrapalhando a economia brasileira tenha uma chance.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sachsida, Mantega não é um economista é um político. Tudo que ele fala nada que tem a ver com economia, e sim com política. É mera propaganda... Há tempos que nao perco tempo com ele... Foi o mistro da fazenda que ficou mais tempo no cargo, e também o que menos fez durante o cargo... Foi mero fantoche. Claro, só um cara fraco como ele para ficar tanto tempo servindo de propagandista... O mais legal é que ele ainda deve ter orgulho disso.. hehehe

Anônimo disse...

Lembre-se de que esta equipe afirmou que não tinha problema um pouco de inflação em troca de crescimento.

A inflação veio. O crescimento estou esperando...

Anônimo disse...

Nem um, nem outro. Não são alguns dias de trabalho a menos que vai diminuir o PIB, e nem a Copa.

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email