quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Um Comentário ao Artigo de Mansueto Almeida

Mansueto Almeida é certamente uma das maiores autoridades brasileiras em questões fiscais. Aprecio e aprendo muito com seu excelente blog. Desta vez, contudo, tenho um comentário a respeito de seu último texto: "A dificuldade do ajuste fiscal".

No texto Mansueto mostra como será difícil ao atual governo realizar um ajuste fiscal sem frustrar suas promessas de campanha. Verdade, concordo com ele. Aliás, os leitores desse blog sabem, desde março de 2011, exatamente como deve ser feito um ajuste fiscal no brasil.

Sim, concordo com o texto de Mansueto. Contudo, talvez por ser mais otimista que eu, Mansueto deixa de analisar o real ajuste fiscal do próximo governo. O ajuste fiscal do próximo governo Dilma será via INFLAÇÃO. Esse é o caminho que o PT irá escolher. Em vez de realizar os cortes necessários, em vez de realizar as reformas imprescindíveis, o governo irá gerar inflação para acomodar o orçamento.

No Brasil, dada a estrutura das receitas e despesas, a inflação é uma maneira eficaz (apesar de ERRADA) para se reduzir gastos e aumentar receitas nominais. Meu palpite é que o governo irá tolerar uma inflação acima de 6%, e usar isso como uma maneira de se fazer o ajuste fiscal.

REPITO: usar inflação para realizar o ajuste fiscal é uma medida ERRADA. Contudo, me parece que esse será o ajuste fiscal a ser realizado pelo próximo governo Dilma.

6 comentários:

Anônimo disse...

Concordo....

Anônimo disse...

Será pela Petrobras.

Anônimo disse...

Sei não. Acho que junto com a inflação virá um belo aumento de impostos. Começando pelos fáceis, tipo cancelar as desonerações da CIDE e IPI alegando que já cumpriram seu papel durante a crise, e depois propondo a volta da CPMF "para a saúde" ou algo parecido.

Anônimo disse...

Not yet.

BC surpreende e sobe juros a 11,25%

http://mansueto.wordpress.com/2014/10/29/bc-surpreende-e-sobe-juros-a-1125/

Anônimo disse...

Oi Sachsida, acompanho seus v[ideos no YT e gosto muito. Vc explica as coisas de uma maneira simples para pessoas que como eu, sao leigas em economia. Vc disse que o bicho ia pegar aqui se os EUA aumentassem a Taxa de Juros deles. Pelo que vi, isso vai acontecer. Entao, pelo que entendi, nada do que este governo petista fizer na economia, ser[a suficiente para afastar uma crise no Brasil. Estou certo"?" Ricardo Sobral.

Vânia Luz disse...

Só me resta dizer: - Escolher incomPeTente novamente será pagar um alto preço.
Nada de deixar Dilma e seus sequazes pôr a culpa do que está por vir em terceiros...

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email