terça-feira, 4 de novembro de 2014

Urnas Eletrônicas: o que disse em 2010 vale para 2014

Em setembro de 2010 escrevi dois artigos sobre urnas eletrônicas. Minha opinião continua a mesma, mas parece que finalmente agora as pessoas acordaram.

Urna Eletrônica: Tô Fora
Dados sigilosos da Receita Federal foram violados. Dados bancários sigilosos de um caseiro foram violados. Escutas telefônicas clandestinas não faltam no país. Funcionários da Agência Brasileira de Informação (ABIN) aparecem em operações não autorizadas (para não dizer ilegais). Exatamente por que devemos confiar na urna eletrônica?


Tiririca e a Urna Eletrônica
Não confio em urna eletrônica. Se os países mais desenvolvidos do mundo não usam, é porque deve haver uma boa razão. Aliás, o tipo de urna eletrônica usada no Brasil foi PROIBIDA em estados americanos, motivo: impossibilidade de conferência e margem para alteração de resultados. Claro, o Estado brasileiro garante que a urna eletrônica é inviolável. Também é verdade que o Estado garante sigilo dos dados na Receita Federal, parece que não está funcionando bem. Além de achar que a urna eletrônica pode manipular votos, também tenho sérias dúvidas que ela garanta o sigilo (anonimato) do voto.

E ai, finalmente concorda comigo?

4 comentários:

Luiz Caprioli disse...

Adolfo, infelizmente é tarde para levantar esta questão. Tínhamos que nos manifestar duramente antes, agora, qualquer contestação será percebida como choro de perdedor.

O foco agora deve ser 2018, precisamos tomar as medidas necessárias desde já.

Abraço,

Anônimo disse...

Com essa urna a oposição não ganha nunca. Nessa eleição já manipularam escandalosamente.ZeCarlos

Marcos Paulo disse...

Discordo professor.

Até porque o questionamento feito pelo PSDB foi baseado em boato que corria na internet e apresetava uma urna com 400 votos pra Dilma e 0 para o Aécio.

Após análise do TSE constatou-se que o boletim era falso. Foi forjado com objetivo eleitoral. O estelionatario esta sendo indiciado pela polícia federal e poderá ser preso.

É por isso que devemos ter muito cuidado com informações que são jogadas na internet. Sob pena de estarmos sendo propagadores de calúnias e difamações.

O bom debate é salutar.

Não precisamos jogar sujo para defender a verdade.

samuel disse...

Partilho de seu desejo, Reynaldo. Para o bem do futuro do Brasil. Infelizmente a única possibilidade de seu desejo acontecer é contratarem o perito certo para fazer a peritagem.
Toffoli contratou quem? Contratou a Smartmatic para gerenciar o software e o processo computacional eleitoral no Brasil http://nyti.ms/1xG2vXh
Desde 2004 a Smartmatic frauda as eleições na Venezuela. Deu a vitória de Maduro contra o Capriles. Anteriormente o Chavez enfiara US$ 120 milhões na empresa.
Os americanos chutaram a SMARTMATIC para fora dos EUA em 2006
A única Chance do PSDB é de contratar alguém da SMARTMATIC; eles sabem, pois aplicaram como fraudaram também no Brasil.
O PSDB já sabe até a ordem de grandeza da contratação: 120 milhões!
Este o verdadeiro campo de luta contra o bolivarianismo..

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email