sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Esta na hora de mudarmos o comando do Banco Central

"Não deveria ser tomado como surpresa nos próximos meses que a inflação fique maior do que a atual" (Alexandre Tombini, presidente do Banco Central do Brasil).

Quantas vezes avisei que a política monetária estava completamente equivocada? Quantas vezes avisei que o BACEN havia abandonado o regime de metas de inflação? Ou ainda aqui.

Agora o próprio presidente do BACEN diz que "Não deveria ser tomado como surpresa nos próximos meses que a inflação fique maior do que a atual". O que ele andou a fazer nesses últimos anos? Aliás, o que TODA diretoria do BACEN andou a fazer nos últimos anos? Combater a inflação é que não foi. Afinal, a declaração de Tombini é clara: a inflação irá aumentar porque existem preços represados na economia (represados apenas para não dizer congelados). Isto é, nos últimos anos a inflação só não superou a meta porque o governo usou e abusou de desonerações tributárias, de congelamento de preços administrados (combustíveis, por exemplo), e redução forçada do preço da energia para manter a inflação sob controle. Assim fica claro que a inflação ter ficado abaixo do teto da meta NÃO foi em decorrência da política monetária, mas apenas decorrência de manobras artificiais.

Agora que chegou a hora do ajuste (alias, nos artigos acima de 2012 já alertava que 2015 seria o ano do ajuste) o presidente do BACEN vem nos dizer que não devemos ficar surpresos que a inflação irá subir. Sim Tombini!!! De minha parte não é surpresa alguma que a inflação irá subir em 2015, só esperaria ver o presidente do BACEN incomodado com isso. Algo que efetivamente você não está.

O presidente e a diretoria atual do BACEN fizeram um péssimo trabalho no combate a inflação, e agora vem nos dizer: ei fique tranquilo a inflação vai subir.... na minha lista a resposta é simples: demissão a todos os diretores e ao presidente atual do BACEN.

Nenhum comentário:

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email