terça-feira, 9 de junho de 2015

O MegaPacote de Privatização Petista: vai dar errado de novo

Hoje o governo petista anunciou um megapacote de privatização. O que poucas pessoas sabem, ou se esqueceram, é que em 2012 o governo Dilma JÁ HAVIA ANUNCIADO ESSE PACOTE!!! Notem o que eu escrevi sobre isso em 20 de agosto de 2012!!!

Em agosto de 2012 o governo petista previa que as privatizações gerariam R$ 133 bilhões. Na época eu avisei: VAI DAR ERRADO. Hoje o governo petista anunciou DE NOVO o mesmo pacote, só que agora prevendo investimentos da ordem de R$ 200 bilhões. Destaco aqui um trecho que escrevi em 2012:

"O recente projeto-fantasia do governo petista de investir 133 bilhões de reais em infra-estrutura é outro exemplo de um plano macro sem a preocupação de consistência microeconômica. Exemplo disso: o governo planeja assinar os contratos em setembro do ano que vem.... puro papo furado. Alguém sabe quanto tempo leva entre uma licitação e a assinatura de um contrato no caso de novas rodovias? Então vou lhes dar o número: em média esse intervalo de tempo é de 4 anos!!! Isso mesmo. Em vez de anunciar mega pacotes fantasiosos, o governo deveria se perguntar: por que leva-se tanto tempo para se licitar novas rodovias? E então usar política microeconômica para reduzir esse tempo, facilitando assim a realização do investimento".

Em resumo: o PT acabou com o gerenciamento microeconômico do país. Sem forte base microeconômica esses projetos só prosperam com pesados subsídios do BNDES. Desnecessário dizer que o governo já adiantou que o BNDES irá atuar pesado no financiamento dessas operações. Resta a pergunta: de onde virá o dinheiro do BNDES?

Deixo aqui A MESMA sugestão que deixei ao governo em 2012: para que as privatizações tenham sucesso são necessárias duas coisas: a) regras claras e estáveis; e b) agilidade e rapidez na concessão de licenças para os projetos. Enquanto as licenças demorarem anos para serem emitidas, e enquanto o governo bagunçar os incentivos (como ocorreu no setor elétrico e de combustíveis), fica difícil acreditar no sucesso do programa de concessões petista.

Nenhum comentário:

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email