sábado, 26 de dezembro de 2015

Previsões para 2016

PIB: queda de 2,5%

Inflação: 10%

Déficit primário do setor público consolidado de 3% do PIB

Desemprego: 10%

Vai ser um ano merda pra cacete. Infelizmente o governo Dilma NÃO FEZ um único ajuste na economia no ano de 2015, a consequência óbvia disso é a implosão fiscal que ocorrerá em 2016.

Quantas vezes eu pedi que se cancelassem as olimpíadas no Brasil??? Eu pedia isso enquanto ainda era possível tal cancelamento. As olimpíadas do Rio custarão algo como R$ 40 bilhões. Isto é, custará o equivalente a uma CPMF!!!! Isso num país sem escolas e sem saúde pública!!! Sem esgoto, sem infraestrutura básica!!!!!

O ano de 2016 será o ano do COLAPSO FISCAL da União, dos Estados e dos Municípios. Diversos municípios ficarão inadimplentes, os estados seguirão firme e forte rumo a insolvência, e a União vai se virar como puder. Prestem atenção: boa parte dos empresários prefere deixar de pagar os impostos, pois este governo usou e abusou do REFIS. Isto é, os empresários sabem que lá na frente terão um programa de refinanciamento de suas dívidas tributárias. Resultado: é melhor se endividar junto ao Fisco do que junto aos bancos. Isso vai gerar uma queda enorme na arrecadação, que também terá caído muito por causa da queda na atividade econômica.

Um governo prudente tentaria emplacar reformas para diminuir o gasto público, mas alguém acredita que o novo ministro da Fazenda vai emplacar medidas sérias para reduzir o déficit da previdência? Pelo contrário, em 2016 o gasto público continuará aumentando, mesmo num cenário de queda da arrecadação!!!!

O teste de seriedade para o novo ministro da Fazenda é simples: ele tem que fazer dois anúncios. Primeiro, NÃO HAVERÁ reajuste do salário mínimo em 2016 (cada 1 real de aumento no salário mínimo custa em torno de R$ 320 milhões nas contas da previdência). Segundo, não haverá reajuste para o funcionalismo público em 2016. Como ele não fará nenhum desses dois anúncios resta evidente que quem não faz o básico dificilmente fará o avançado (reforma trabalhista, reforma previdenciária, reforma tributária, abertura econômica, desburocratização, etc.).

A única coisa que o governo fará em 2016 será procurar por novas formas de se endividar mais (seja alterando regras, seja usando um dinheiro que não lhe pertence (tal como o assalto que os governos estaduais estão fazendo com o fundo previdenciário de seus funcionários, ou manobras para assaltar ainda mais o FGTS do trabalhador), seja criando permissões para gastar recursos que estão em litígio judicial, etc.).

Eu não tenho a menor dúvida de que em junho de 2016 teremos outro governo, só não sei qual governo será. Ãssim que começarem os saques a supermercados (e eles começarão em breve) a situação desse governo ficará ainda pior. A irresponsabilidade do STF (ao mudar o rito de um processo de outro poder com a finalidade única de tentar salvar a presidente Dilma) pode custar sangue. Rezo a Deus por uma saída institucional: impeachment, cassação de chapa, ou renúncia. Mas sempre existem saídas não institucionais, eu não as apoio. Mas elas existem.

Só para lembra-los: ainda existem diversas caixas pretas contábeis nesse governo. Cada uma delas é um esqueleto contábil novo, são mais dívidas, mais problemas. Caixa Econômica Federal, e BNDES são apenas dois desses exemplos.

O ano de 2016 será mais um ano ruim por culpa EXCLUSIVA das péssimas políticas econômicas adotadas pelo governo do PT. O custo da irresponsabilidade petista está matando o brasileiro, e quanto mais demorar para retirarmos o PT do poder mais caro será esse custo.

Para finalizar: é patética a fala do novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, dizendo que fará reformas previdenciárias e trabalhistas. Alguém realmente acredita que o governo Dilma prepara um pacote para CORTAR direitos trabalhistas e previdenciários? Alguém realmente acredita que esse governo, que acabou de demitir Joaquim Levy, vai realmente fazer qualquer ajuste fiscal? Essa é apenas mais uma mentira desse desgoverno petista que jura de pé junto uma coisa, mas faz o seu oposto. Em 2016 teremos mais um ano ruim graças ao PT.

12 comentários:

Katia Rigotti disse...

Sachsida, te alguma previsão de a quanto a SELIC vai? Alguns dizem em torno de 17%. Este número é correto?

Alexandre Rocha disse...

Em face da timidez da classe empresarial (o preço da dependência, provavelmente) e da dificuldade para que a classe média se organize e se faça ouvir no plano institucional (PGR, STF, CMO e Senado, em especial, mas também a imprensa e a academia), entendo que os assinantes compulsivos de manifestos pró-governo estão se candidatando a teóricos das arruaças que estão por vir. Os candidatos a líderes já estão posicionados, treinando ativamente para este cenário. Infelizmente, não acho que o desfecho desse embate esteja fadado a ser virtuoso.

Anônimo disse...

Excelente! Previsões muito plausíveis. Mas como teremos uma solução institucional se um de nossos maiores problemas é justamente o total aparelhamento das instituições, como a decisão do STF sobre o rito do impeachment demonstrou mais uma vez? Leia o que o Olavo tem escrito sobre isso. Não tem saída. Não podemos contar com nenhuma instituição -- nem com o STF, nem com o TSE, nem com as forças armadas, nada. Só podemos contar com o povo.

Carlos José

ANTONIO CARLOS Hindo disse...

Realmente Adolfo, parece que vivemos em terra de cegos.... Lendo suas previsões, não há dúvidas que as coisas acontecerão exatamente dessa forma.... Pena que os brasileiros possuem TITICA na cabeça !

Anônimo disse...

O funcionalismo público não pode pagar essa conta! Fora que 5% de aumento foi uma piada.

Anônimo disse...

Sashida,

E a bolha imobiliária? Alguma previsão?

Anônimo disse...

E a bolha imobiliária?

VALDOMIRO MONTEIRO FILHO disse...

Isso é ridículo. O fim do mundo já está previsto no Apocalipse. Só não sabia que ia começar no Brasil. Kkkkkkkkkk

Isabel de Luca disse...

Sou sua fã Saschida, já disse uma vez no elevador e repito!!!

Anônimo disse...

Adolfo,
Excelente apanhado. como sempre.
Só um complemento: sobre as versões que rodam por aí falando sobre Nelson fará isso e fará aquilo, leia a longa reportagem da última Piauí sobre as agências plantadoras de versões.
Neste caso do Barbosa a atuação delas ficou pra lá de evidente.
Só cai quem quer...

João Luiz disse...

Não está em prioridade para o PT ajuste da economia, mas em prioridade o que impera é o Jogo de Poder...
Eis:
RUI FALCÃO [PT] pratica... ¿Pratica o quê? Lavagem...
Lavagem de qual tipo?
LAVAGEM CEREBRAL.
“– Eu sei – disse Nick.
– Você não sabe – disse o pai.
[ERNEST HEMINGWAY]”

Marx para Rui Falcão. Eis:

"Há maneiras de descobrir se um homem é honesto: pergunte a ele. Se responder "sim", ele é um vigarista" [Groutcho Marx].
Esse Marx acima serve para o Rui Falcão [PT], certamente.

João Luiz disse...

Lavagem Cerebral: Partido dos Trabalhadores (PT).

Como Fazer Lavagem Cerebral.
Lavagem cerebral, também dita "Estupro da Mente" ou Reeducação Ideológica, É O QUE O PT UTILIZA DIA E NOITE, sem parar, nas Mídias Sociais e na Internet! Utilizam várias técnicas de lavagem cerebral.
Quase se assemelham a um tipo de hipnose...

Google+ Followers

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email